




Aprovado em Dezembro de 2023
O EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO N° 2/2023, PROGRAMA 4420420230001 do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, por intermédio do Fundo Nacional do Meio Ambiente - FNMA foi um desafio para instituições de cada uma das cinco Regiões, com o objetivo de criação de Centros de Educação e Cooperação Socioambiental no Brasil.
E com esse proposito nós do Instituto Domo Lúdico, em parceria com o Instituto Desenvolvimento, Estratégia e Conhecimento desenvolveram o Projeto do Centro de Educação e Cooperação Socioambiental do Ceará, representando a região Nordeste.

Com Filosofia
Enraizada na valorização das experiências e saberes das comunidades que habitam microterritórios no curso das margens de Rios.
O CECSA - CE acredita que as comunidades locais possuem um conhecimento valioso sobre seus ambientes e desafios socioambientais. Portanto, com respeito aos saberes tradicionais e às práticas desenvolvidas pelas próprias comunidades. Busca integra-las, fornecendo as ferramentas, conhecimentos técnico científicos e habilidades necessárias para que possam protagonizar iniciativas de cocriação de soluções e estratégias, na definição de metas e na implementação de ações.
Reconhecendo a diversidade dos microterritórios ao longo dos Rios (rural, industrial, urbano, área de conservação e turístico), embasa esse projeto de implantação do Centro, em uma abordagem integradora para a criação de um modelo que seja harmonizável e replicável e tenha potencialidade de expandir por meio da cooperação e gestão inteligente.
A ideia é disseminar as melhores práticas e lições aprendidas para que outras unidades do Centro com vocações semelhantes possam surgir e se fortalecer em todo o Estado do Ceará.
Objetivos Principais
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Promover a educação para a recuperação de áreas degradadas e o monitoramento da qualidade da água, tornando as comunidades protagonistas no combate ao racismo ambiental e na reprodução de um ambiente saudável e equilibrado em suas comunidades
COOPERAÇÃO SOCIOAMBIENTAL
Constituir-se como um epicentro de engajamento e colaboração, proporcionando um ambiente propício para a integração das agendas contemporâneas de sustentabilidade. Representando não apenas espaços físicos, mas espaços ideais, de cooperação, articulação e inovação.
CONSERVAÇÃO DO RIO COCÓ
Cientificidade, coordenação e visibilidade de iniciativas formais, não formais e informais que trabalham pela proteção e sustentabilidade socioambiental do Ecossistema do Rio Cocó
E porque o Rio Cocó no Ceará?


​O aumento do desenvolvimento económico tem sido acompanhado por um aumento das desigualdades sociais. Assim, a cidade cresce de forma rápida e desordenada, impondo pressões ambientais imediatas, como o desmatamento de áreas verdes, o uso irregular dos recursos naturais e o aumento de diversos tipos de poluição (atmosférica, hídrica, do solo, etc.).
Em estudo do Observatório das Metrópoles, a Região Metropolitana de Fortaleza apresentou os piores dados de desigualdade social dos últimos 10 anos.
Diversidade de zonas de ocupação e uso




