
Nossa rede hoje

Equipe Técnica

FELIPE BOTTONA
Coordenação do Projeto de Implantação CECSA - CE:
(85) 99773-8018 | cecsa.ce@gmail.COM
​
bairro: Sapiranga-Coite, FORTALEZA - CE
DOUTOR EM ECOLOGIA E EVOLUÇÃO PELA UniversidADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ). GRADUAÇÃO EM C. BIOLÓGICAS PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC). Atua principalmente nos seguintes temas: MEIO AMBIENTE, AGROECOLOGIA E DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL.
Gestor do Complexo Ambiental e Gastronômico da Sabiaguaba, equipamento da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA-CE), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), durante seu primeiro ano de funcionamento (2022-2023). Atualmente colaborador do Setor de Produção e Agroecologia do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra - MST/CE, tendo viabilizado o credenciamento no MAPA da OPAC-CCA (Certificação Orgânica Participativa da Cooperativa Central das Áreas de Reforma Agrária do Ceará) conjuntamente com a Fundação Mundukidi do país Basco e realizado Diagnósticos Participativos Rurais Sustentáveis para o Projeto São José (SDA-CE). Experiência com Educação Ambiental desde a graduação no Núcleo Regional de Ofiologia (NUROF-UFC), pós-graduaçao no Instituto Moleque Mateiro (PUC-RJ) e profissional no Parque das Trilhas (Guaramiranga-CE).IDEALIZOU, ESCREVEU, REGULARIZOU O PROJETO CECSA

GUARANY OLIVEIRA
CECSA - CE: Secretário de Gestão Cooperativa
MESTRE em Administração de Empresas PELA UniversidADE Estadual do Ceará (UECE).
Atua principalmente nos seguintes temas: Cooperativas político-sociais, Empresas Sociais, MST, Práticas Gerenciais. Sócio e gestor da @livraria.lamarca e da @cozinha.lamarca.Militante do @movimentobrasilpopular
Foi Bolsista do Instituto de Estudos, Pesquisas e Projetos da UECE, IEPRO. Professor de ÊNFASE PROFISSIONALIZANTE II e ELABORAÇÃO E AVALIAÇÃO DE PROJETOS na Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA-CE). Gerente de Projetos, Professor, Pesquisador na ASSOCIAÇÃO DE COOPERAÇÃO AGRÍCOLA DO ESTADO DO CEARÁ (ACACE) e Movimento dos Trabalhadores Sem Terra - MST. Com histórico de pesquisa e educação em PEQUENOS NEGÓCIOS SOLIDÁRIOS.(85) 988530792 | guarany.oliveira@gmail.comBAIRRO: BARROSO, Fortaleza-CE.portfólioIDEALIZOU, ESCREVEU, REGULARIZOU O PROJETO CECSA

TAMY BARBOSA
Graduada em Serviço Social pela Universidade Estadual do Ceará. COM O TCC: Serviço Social e Meio Ambiente: problematização do processo de trabalho do Serviço Social no Projeto Rio MaranguapinhogestorA da @livraria.lamarca e @cozinha.lamarca.
CECSA - CE: Secretaria de Articulação Social e Educomunicação
(85) 986273795 | tamy.arquivos@gmail bairro: barroso, FORTALEZA - CE
IDEALIZOU, ESCREVEU, REGULARIZOU O PROJETO CECSA
Participou da execução e criação de Equipe de Trabalho Técnico Social do Projeto Rio Maranguapinho, concebido pela Secretaria das Cidades do Ceará, com recurso da Caixa Econômica Federal. Tambem criou equipe e executou Trabalho Técnico Psicossocial para o Instituto Juventude Inovação/ Secretaria Municipal da Juventude de Fortaleza. Atualmente ocupa cargo de Coordenadora Pedagógica do Instituto juventude Inovação, operacionalizando ações de 3 contratos de gestão da instituição. Na Lamarca gerencia equipe, idealiza a produção de conteúdo e posicionamento político e social da empresa, realiza a curadoria dos livros e da agenda cultural do espaço com foco na reunião e difusão do trabalho e formação de autores, artistas e organizações políticas de Fortaleza.

WEYNE RILDER
BACHAREL EM ADMINISTRAÇÃO, TÉCNICO EM LOGÍSTICAASSESSOR IDLÚDICOCECSA-CE: Secretaria de Pesquisa e RelatoriaTécnico em gestão no Distrito de Educação 5 (Prefeitura Municipal de Fortaleza). Consultoria administrativa em cooperativas e associações na ACACE (Projeto São José – Secretaria Desenvolvimento Agrário). Escola Municipal de Fortaleza – Suporte Financeiro. Gestor comercial na Companhia de Água e Esgoto do Ceará - CAGECE. Auxiliar administrativo DETRAN-CE. Coordenador financeiro e pastoral na Comunidade Nossa Senhora de Fátima. Trabalho voluntário com consultoria administrativa e pesquisa, laboratório vivo em cooperativas do MST.(85) 988334048 | weynerilder@hotmail.combairro: granja portugal, FORTALEZA - CE
Agentes de Estratégia de Colaboração Institucional

Microterritório: Rural e Industrial
Nome: Mônica Pitaguary
Chefe de Cozinha especializada em Culinária Tradicional, Culinária Indígena, PANCs (Plantas alimentícias não convencionais) e Segurança Alimentar e Nutricional. Orientadora Social- Trabalhando habilidades Socio Educacionais, e Artes Manuais com crianças, adolescentes e idosas, acompanhadas pelos SCVF (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vinculo) do CRAS Indígena e CRAS Timbó/Maracanaú.
Diretora Financeira e Membro Fundadora do Instituto Asas & Raízes Pitaguary (Uma organização que é composta por indígenas Pitaguary, que agem em defesa da preservação dos saberes tradicionais, em defesa das nossas matas, guardiões do território e espiritualidade que nele habita).Indígena, Chefe de Cozinha e Ativista Cultural Mestre em Humanidades (Antropologia, História e Educação), Tecnóloga em Gastronomia, Graduanda em Engenharia de Alimentos.

Microterritório: Urbano, UC e Turístico
Nome: Fco Jose (fofo)
Educador social, Moro no bairro Demócrito Rocha na grade Parangaba. Estuda geologia e faz parte da primeira turma de educadores sociais do Ceará
ATIVISTA DOS MOVIMENTOS AMBIENTALISTA E HIP-HOP. Fui coordenador estadual do movimento mh2o. o primeiro Educador social do Cuca, nesse período criou varios programas como Cuca na Comunidade. tambem foi educador social de crass, projovem e durante 5 anos no Parque do Cocó.
"Sem preder a ternura"
Agentes de Educação Ambiental & Sustentabilidade

​Microterritório: RURAL
Nome: MARCONDES
POETA, PEDAGOGO, CONSULTOR, EMPREENDEDOR, AMBIENTALISTA, ARTISTA.foi o primeiro secretario de juventude do ceará. COM O INSTITUTO CASA AZUL BUSCO UMA VIDA MELHOR PRA MÃE, PRA MIM E PRA TU.

Microterritório: INDUSTRIAL
Nome: Nicolas Pitaguary
Indígena do território pitaguary de maracanaú. ESTUDANTE DE HUMANIDADES NA UNILAB E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS NA UNIFOR.
Membro do Instituto Asas & Raízes Pitaguary (Uma organização que é composta por indígenas Pitaguary, que agem em defesa da preservação dos saberes tradicionais, em defesa das nossas matas, guardiões do território e espiritualidade que nele habita)

Microterritório: Urbano
Nome: RODRIGO CAETANO
Sou graduando em Geografia (Licenciatura) pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), cursando o último semestre. Integro o Grupo de Pesquisa Ensino e Extensão de Alfabetização Geográfica (ALFAGEO) atualmente sou professor temporário na rede estadual de ensino. Sou um jovem negro, morador de favela, e cresci nas proximidades do antigo lixão do Jangurussu, às margens do rio Cocó. Também atuo como facilitador de oficinas, desenvolvendo atividades que estimulam habilidades socioeducacionais, artísticas, culturais e esportivas com crianças, adolescentes e idosos atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCVF) no CRAS João Paulo II.
“A força da alienação vem dessa fragilidade dos indivíduos, quando apenas conseguem identificar o que os separa e não o que os une.” Milton Santos

Microterritório: Unidade de conservação
Nome: Gabriela Savir
Produtora Cultiural, Diretora Nacional de Comunicação e Novas Tecnologias da Naçao Hip-Hop Brasil, Artista Independente, Idealizadora do Projeto Área de Colisãomoradora do Bairro Edson Queiroz
Área de Colisão: É uma Ocupação Cultural que desenvolve a Produção Cultural e Economia Criativa sustentáveis e articuladas em Rede, voltadas para pessoas negras, jovens, mulheres, pessoas LGBTQIAPN+ e pessoas de periferia, com foco na produção e no empreendedorismo em áreas de baixo índice de desenvolvimento humano e/ou vulnerabilidade social.

Microterritório: Turístico
Nome: GLEICIANY QUEIROZ
​
moradora da Sabiaguaba, educadora social, articuladora comunitária, integrante do Coletivo Sabiá, gestora e mediadora de leitura na Biblioteca Comunitária Sabiá, líder de comunicação social no Instituto Favelar, graduanda em Serviço Social pela Universidade Estadual do Ceará - UECE.
COLETIVO SABIÁ - É um grupo formado por jovens do bairro, que tem como objetivo defender as riquesas naturais do bairro de maneira coletiva, trabalhar educação ambiental, arte e cultura no territorio.
BIBLIOTECA COMUNITÁRIA SABIÁ fundada em 12 de outubro de 2019, sempre foi um sonho do coletivo sabiá montar um biblioteca no bairro, por acreditar no poder de transformação social que a educação e cultura tem, apostamos na biblioteca como instrumento, trabalhamos não apenas a literatura dos livros, mas também de mundo, desenvolvendo senso critico, vivencias no territorios e até fora dele.

EDUCOMUNICAÇÃO
Nome: Muleke (CARLOS SANTOS)
​
MORADOR DA SERRINHA, REALIZADOR DA COZINHA POPULAR SERRINHA, GRAFITEIRO. MILITANTE AGITPROP DO MOVIMENTO BRASIL POPULAR, LEVANTE POPULAR DA JUVENTUDE E MST.
